" E parou, e clamando ás companhias de Israel, disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim."
"Se puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos;porém, se eu o vencer e o ferir, então, serei nossos servos e nos servireis". "Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos"."Ouvindo, então Saul e todo o Israel essas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito." I Samuel 17.v. 8-11
Essa história é muito conhecida, porém nunca perderá seu devido valor, primeiro que está é oriunda das páginas da Bíblia Sagrada ( 1Sm 17) . Segundo a mesma ouve uma batalha entre os filisteus e os Israelitas.
Quem eram os filisteus:?
Os filisteus (do hebraico פְּלְשְׁתִּים plishtim) foram um povo que ocupou a costa sudoeste de Canaã, com seu território nomeado como Filístia em contextos posteriores. Teoriza-se que os eles se originaram entre os "povos do mar".
Sua origem ainda hoje é motivo de controvérsias. Há polêmica até mesmo sobre o fato se se tratava de um único povo ou de uma confederação de povos que migraram do Mar Egeu para o leste do Mar Mediterrâneo no século XIII a.C..
Segundo a Bíblia, os filisteus teriam se originado de Casluim, o qual teria sido um dos filhos de Mizraim, patriarca dos egípcios, e neto de Cam. No entanto, a teoria mais aceita cientificamente baseia-se na hipótese de que se tratava de um grupo indo-europeu que conviveu durante séculos com os povos semitas da região conhecida como Palestina.
A primeira notícia que se tem sobre os filisteus surge de relatos Egípcios sobre os "Povos do Mar", isto é, levas de migrantes que vieram por mar para o atual Egito. As crônicas egípcias registram que, entre estes povos, encontravam-se os filisteus (peleset), mas havia ainda outros.
Esses "povos do mar", após várias batalhas marítimas, foram derrotados pelos egípcios sob o comando de Ramsés III. Por fim, foram obrigados a buscar terras mais a leste na região costeira onde era a Palestina para se fixarem. Lá, fundaram cinco cidades: Asdod, Ascalon, Ecrom, Gaza e, a maior delas, Gate.
Durante o período em que viveram nesta região, conhecida como a Pentápolis Filistina, quase sempre estiveram em guerra com seus inimigos hebreus; dos quais, aliás, são oriundas a maioria das informações sobre aquele povo.
Pesquisas atuais revelam o elevado grau de sofisticação na produção de artefatos de metal e de outros materiais deste povo. Graças a seu avançado estágio de trabalho em metalurgia, quase sempre quando os Filisteus iam a guerra contra os Hebreus, seus exércitos eram vitoriosos.
Esse povo sendo de origem indo-europeia, possuía uma cultura e costumes bem diversos dos demais povos da região. Os hebreus, em particular, os achavam "bárbaros incivilizados". O costume filisteu de comer porcos e de não realizar a circuncisão, por exemplo, em muito deve ter contribuído para as opiniões negativas. Agora que aprendemos um pouco da história dos filisteus, vamos estudar um mais sobre a vida de Golias o gigante " falador".
O seu nome significa: passagem, mudança, exílio, transmigração,
Segundo a narrativa do livro de Reis,Golias era um gigante da cidade de Gate , e um campeão dos filisteus. Golias aumentou nas mãos de escribas e narradores, a biblia mais antiga : os rolos do mar morto (século 2 a.c) , assim como o historiador Josephus e a Septuaginta todos estes concordam que Golias possuía a altura de seis côvados e um palmo (2,94 metros), mas mais tarde (935 d.c)o Codex Aleppo aumentou para seis côvados e um palmo a unica medida confiàvel é a primeira pois não há texto hebraico anterior a 935 d.c que coloca Golias como sendo de seis côvados e um palmo.Ainda segundo Reis,o combate que teve contra Davi, usava uma cota de malha de bronze que pesava 5000 ciclos (57 kg). Como Davi era um rapaz ainda, provavelmente só a cota de malha de Golias já atingia seu peso. Mas Davi ainda tinha que lutar com um gigante que carregava um grande escudo para proteção e uma lança, cuja ponta de ferro pesava 600 ciclos (6, kg). Sua haste foi descrita na Bíblia como "eixo dos tecelãos". Muito bem,assim era Golias, e desse jeito segundo a bíblia ele se trajava e se dispois para afrontar o exército do Deus vivo v.26. Além de tudo isso Golias se valia de uma outra "arma" ele era um bom articulista um bom orador talvéz;sabia como ninguém usar o poder das palavras para amendrontar os seus inimigos. O diabo tem usados o poder das palavras para aprisionar e matar muitas pessoas; levando-as ao fracasso derrota e medo. Durante quarenta dias v.16. O gigante
descia ao vale para meter medo no povo de Deus. Se nós não vigiarmos e ficamos dando ouvidos as suas palavras de intimidação seremos alvos fáceis e perderemos a batalha. Dizem que se alguém falar uma mentira por muitas vezes ela se tornará uma verdade; o que Golias queria esra que Israel acreditasse que não existia um "homem" uma pessoa capaz de enfrenta-lo e vencê-lo; é isso que satanás quer que eu você acreditemos, que nós não temos condições nem uma de vencermos essa peleja."Dai-me um homem, para que pelejemos" v. 10, era essa uma das palavras de afronta do gigante, e de tanto ele pedir seu clamor fora respondido por Deus! Enviando Davi seu servo v. 20.
O nome Davi que dizer:"Amado"filho mais novo de Jessé seu pai, um jovem cheio da unção de Deus em sua vida. " Então, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos;e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi".( 1Sm 16.13 ). Ao contrário de Golias que falava muito, em 1Sm 16.18 diz que Davi era " sisudo em palavras"-Sério, firme, enfático.
Prudente, sensato. Era uma pessoa que não jogava palavras fora sabia muito bem o que fazer.
Quais foram os segredos de Davi para vencer o Gigante " falador"?.
1. Davi, era cheio da presença do Espírito do Senhor 1Sm. 16.13 Sem o poder do Espírito Santo em nossas vidas nada poderemos fazer. " Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo... At 1.8a. Que estiver cheio do poder do Espírito nada temerá pois Deus é com ele.
2. Davi,ouviu uma vez só as palavras de Golias;" e Davi as ouviu" v.23; e logo se dispõe para lutar " Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu" v. 32.
Existem batalhas em nossa vidas que não podemos ficar adiando ou simplesmente fingindo que as afrontas não são conosco. Davi, fazia parte do povo de Israel e não deixou que as palavras do gigante amedrontasse seu coração; ele sabia que o Deus que o havia livrado do urso e do leão o livraria mais uma vez. vs. 34-36.
3. Davi, usou suas próprias armas: cajado, alforje, funda, e pedras do ribeiro, v. 40 demonstrando mais uma vez sua personalidade verdadeira e simplisidade. Sejamos o que Deus quer;e lutemos com nossas próprias armas e assim teremos vitória; abandone as armas de Saul. v. 38 e 39.
4. Davi, Venceu o gigante em o nome do Senhor v. 45, Somente quem está confiando nesse nome terá poder para vencer todas as guerras que possa surgi, o mancebo, sabia que se Deus estivesse em sua frente a boca de Golias se calaria para sempre. Deixe o gigante falar, xingar e até amaldiçoar como fez com Davi para intimidá-lo. vs. 41-43. Salmos ( 91.10 Nem uma praga chegará em sua tenda ). Tenha certeza que os falatórios malignos findaram.
5. Davi, teve fé e correu ao combate assim que o gigante veio em sua direção. v.48.
A fé a chave de ouro que abre as portas dos tesouros celestiais serviu de escudo a Davi quando este enfrentou a Golias. Davi acreditava que Deus entregaria os filisteus em suas mãos. Alguém certa vez disse que a fé pode levar Jesus a qualquer lugar: onde quer que Ele a encontre, ali Ele irá honrá-la. A incredulidade vê algo nas mãos do Senhor e diz: " Não tenho condições de obter isso". A fé, por sua vez, vê a mesma coisa e diz: " Isso já é meu". ( Dwight Lyman Moody).
O Segredo é não se deixar levar pelas palavras dos gigantes do inferno, sim ter sua convicção da alinça com o seu Deus.
Pesquisas: Wikipedia, Bíblia de Estudo Dispertamento Espiritual,ARC.
Pr. W. Espíndola.

